Novo Honda Accord eleva a segurança e o refinamento a um novo patamar

Publicado em 07/11/2018

Novo Honda Accord eleva a segurança e o refinamento a um novo patamar
  • 10ª geração do sedã flagship da marca estreia a tecnologia Honda SENSING no Brasil
  • Mais refinado, equipado e eficiente: motor 2.0 turbo e transmissão automática de dez velocidades

A Honda revela durante a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre entre os dias 8 e 18 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a 10ª geração do sedã Accord. O primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país chega completamente reformulado, com novo design, desempenho superior e eficiente, interior refinado e muita tecnologia embarcada. O modelo também representa a chegada da tecnologia Honda SENSING ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.

Um novo patamar

Desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada, o novo Accord representa também a chegada de uma nova motorização 2.0 Turbo VTEC, com injeção direta e uma inovadora transmissão automática de dez velocidades, que proporciona uma condução eficiente, dinâmica e refinada.

Ao desenvolverem a 10ª geração do Accord, os designers e engenheiros da Honda procuraram alcançar a “confiança absoluta” em cada elemento de design e desempenho. Partindo do sólido caráter do Accord – reconhecido por sua destacada qualidade, eficiência no consumo, equipamentos e sofisticado dinamismo na condução – eles proporcionaram ao modelo um novo nível de apelo emocional e qualidade premium. Em seu novo posicionamento, traz um desempenho ainda mais refinado e cativante, um interior mais espaçoso e luxuoso e avançadas tecnologias de segurança, conectividade e assistência ao condutor.

Em resumo, o Accord com estilo mais marcante, premium e divertido ao dirigir de todos os tempos.

Design refinado

O acabamento elegante e moderno do exterior complementa o novo e mais dinâmico design do Accord. A ousada e imponente dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô cinzelado apresenta um centro elevado, agressivo e diferenciado, e as laterais profundamente esculpidas da carroceria reforçam o comprimento visual e a força da parte inferior da carroceria. Complementando o design refinado, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo.

Um novo processo de brasagem que reúne o teto aos painéis laterais da carroceria cria uma aparência exterior limpa, sem necessidade de uma guarnição acima das calhas. A vista traseira similarmente baixa e larga é arrematada por uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED diferenciadas e as saídas duplas de escapamento. A eficiência aerodinâmica total foi melhorada em aproximadamente 3%, para tornar o carro o Accord mais aerodinâmico até hoje.

Cabine elegante e tecnicamente inteligente

O Accord também exibe um interior maior, mais premium e tecnicamente inteligente que complementa o design atlético e elegante da carroceria, proporcionando um nível de qualidade e sensação premium que contradiz o status do Accord como um sedã comum.

O novo Accord proporciona uma visão panorâmica graças ao seu painel mais baixo e colunas 20% mais estreitas, deslocadas para trás na parte inferior. O novo painel de instrumentos de toque suave tem um perfil ultrafino e design em três camadas, com uma forte plataforma superior que descreve um arco contínuo desde sua seção externa através da base das portas, dando uma sensação de força e continuidade visual.

Um volante mais elaborado, com couro super macio ao toque e com inspiração esportiva com profundos apoios para os polegares complementa a sofisticação superior e a capacidade esportiva do Accord. A meticulosa atenção à qualidade tátil e visual dos materiais das superfícies e à decoração comunica modernidade e uma discreta elegância ao interior da cabine.

O posicionamento dos bancos para dentro proporciona liberdade de movimentos e é complementado pelos apoios de braço mais acolchoados, mais longos e largos na frente e atrás. Os bancos redesenhados do Accord trazem um apoio para ombros mais alto para uma aparência mais premium e maior apoio lateral. Novo acolchoamento dos bancos de alta precisão com firmeza variável melhora o conforto e apoio dos bancos.

O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e o conforto do passageiro é ainda maior com os novos bancos dianteiros ventilados.

A cabine tecnicamente inteligente e fácil de usar do novo Accord também traz um sistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Mais itens intuitivos e funcionalidade, juntamente com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central, aprimoram ainda mais o novo Accord.

O modelo traz ainda um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornecendo informações claras ao condutor. Além disso, os ocupantes são agraciados com diversas tecnologias e itens de conforto superiores, como um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos.

A paleta de cores do interior do Accord é sofisticada e oferecida em três opções: preto, cinza e marfim. Os bancos são revestidos em couro perfurado e costura pespontada em áreas selecionadas.

Segurança avançada e tecnologia de assistência ao motorista

O novo Accord inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING como equipamento de série. O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista)

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Mais eficiência e desempenho

O novo Accord oferece uma abordagem inteiramente nova quanto ao desempenho, apresentando um inédito motor 2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades desenvolvida pela Honda (10AT), a primeira desse tipo para um carro com tração dianteira.

O novo 2.0 turbo compartilha em grande parte o projeto do esportivo Civic Type R, oferecendo torque superior ao motor V6 anterior e desempenho ainda mais refinado.

Com pressão máxima de carga de 20,8 psi, o motor 2,0 litros do Accord fornece 252 hp a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm.

Com o torque máximo disponível a uma rotação muito menor do motor, as reações e a aceleração foram notavelmente melhoradas. O 2.0 turbo também proporciona uma entrega de força muito mais ampla, sustentando uma vantagem em torque que abrange toda a faixa operacional entre 1.200 e 4.800 rpm - a faixa de rotações mais usada normalmente.

O motor VTEC Turbo 2.0 16 válvulas usa um avançado sistema de controle das válvulas para combinar alta potência com alta eficiência em consumo e baixas emissões. O sistema combina Controle Variável de Abertura das válvulas (dual VTC), que ajusta continuamente a fase dos eixos de comando de admissão e escapamento, com Variable Valve Timing e Lift Electronic Control (controle eletrônico de abertura - VTEC), que modifica o levantamento das válvulas, o momento de atuação e a duração da abertura das válvulas de escapamento.

Transmissão automática com 10 velocidades

O novo Accord oferece a inédita transmissão automática 10AT de 10 velocidades, desenvolvida pela Honda, a primeira desse tipo no segmento do Accord. Projetada para máxima eficiência com baixa inércia interna e uma amplitude excepcionalmente grande, a 10AT maximiza o desempenho e consumo de combustível. Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.

Seletor de marchas Shift-By-Wire

No Accord, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado. Para segurança adicional, se o veículo parar em Drive ou Ré, o sistema automaticamente seleciona Park se o cinto de segurança do motorista estiver solto ou a porta do motorista estiver aberta. Um sistema de trocas por aletas no volante permite ao motorista assumir o controle manual da troca de marchas.

Construção refinada

Ao recriar o Accord, os designers começaram por estabelecer a estratégia fundamental do modelo. Consistente com a filosofia de design "Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, que integra todos os projetos da Honda, a equipe reduziu as dimensões, aumentando ao mesmo tempo seu espaço interno e criando proporções e postura premium, com atitude mais atlética. A adoção de um eficiente motor de quatro cilindros foi um elemento-chave nesse sentido, permitindo um compartimento de motor mais curto, reduzindo o peso e melhorando o desempenho dinâmico.

O novo Accord tem maior distância entre eixos (+ 54,86 mm), menor altura total (- 15 mm) e maior largura (+9,9mm), bitolas maiores (+5,1mm na frente, +20mm atrás), menor comprimento total (-9,9mm) e posicionamento de assentos mais baixo e esportivo (-25,4mm na frente e -20mm atrás). Uma cabine mais esguia, posicionada mais para trás da carroceria, completa as novas proporções e a atitude do Accord. O efeito combinado dessas mudanças é um visual mais requintado, marcado pelos balanços menores, uma ousada dianteira, com capô longo e baixo e o centro de gravidade visual mais próximo das rodas traseiras.

A nova suspensão traseira, mais compacta, tem design multibraços e é montada num subchassi flutuante mais rígido. Coxins hidráulicos aumentam o conforto de rodagem e a absorção das irregularidades do piso.

O modelo traz dois modos de condução, Normal e Sport, que permite ao motorista aumentar ou reduzir os reflexos esportivos do veículo dependendo do ambiente de circulação. O sistema é associado a múltiplos componentes do chassi e da motorização, inclusive a nova direção eletro assistida com duplo pinhão e redução variável, transmissão automática e acelerador eletrônico. Outra tecnologia do Accord é o sistema Active Sound Control, com três microfones que cancelam os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado, para proporcionar ao condutor um maior conforto de rodagem e silêncio à bordo. Também está disponível o modo ECON, que ajuda a melhorar o consumo modificando o mapeamento do acelerador e a operação do ar-condicionado (HVAC).

História de sucesso

O Honda Accord é o segundo automóvel com carreira mais longa na história da Honda, após o Civic. O Accord tornou-se uma marca familiar ao longo de nove gerações e 42 anos e, desde seu lançamento, no Brasil em 1992 teve mais de 18 mil unidades comercializadas. Na geração anterior foi o carro mais vendido dos EUA durante seis anos (2011-2016).

O Accord foi primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção na fábrica da Honda em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982. A produção do Accord norte-americano supera 11 milhões de unidades.

Comercialização

O novo Honda Accord está disponível em versão única Touring, com quatro combinações de cores externas e internas: Platinum White Pearl (interior Marfim), Lunar Silver Metallic (interior Preto) e Cristal Black Pearl (com opções de interior Cinza ou Preto). O modelo estará disponível em todas concessionárias da marca.

 

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 23 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,8 milhão de veículos. A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), concentrará, a partir de 2021, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolidará como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR

 

Assessoria de Imprensa

Rodrigo Leite
(19) 3864-7119 / (11) 98468-0305
rodrigo_leite@honda.com.br

 

Viviane Costa
(19) 3864-7122 / (11) 98468-0365
viviane_costa@honda.com.br